Seguidores

quarta-feira, 18 de março de 2015

Xadrez, aprendendo com o Bispo.

Olá, a todos!

Quando idealizei a modelagem dessas peças de um jogo de xadrez, imaginei que o trabalho seria extremamente fácil e rápido de fazer, e que só ia demorar um pouco mais, apenas no cavalo, já que todas as peças são simétricas e precisariam de poucas modificações, e assim criaria todas elas a partir de uma primeira, só que me enganei. Em pouco tempo consegui finalizar a maioria delas, e a única que deu bastante trabalho e consumiu muito tempo, foi na verdade o bispo, que por ter essa fenda na parte superior, a malha sempre ficava enrugada e muito feia.
Tabuleiro de xadrez, feito em 3d
Daí, precisei descobrir um jeito de contornar a situação e terminei por aprender alguns recursos do Blender que ainda não conhecia. E o resultado, mesmo não tendo ficado muito bom, deu para aproveitar, pelo menos para esse tipo de apresentação.
Esse tabuleiro de xadrez, com as suas devidas peças, eu fiz para ilustrar um texto que estou escrevendo, e que em breve estarei postando no outro blog.
Só para esclarecer, não sei jogar xadrez. rss
A modelagem foi feita no Blender 3d, e editada no Gimp.
Por enquanto é só. Clique nas imagens para ampliar, fico grato pela visita, e até breve.

9 comentários:

  1. Não é preciso aprender, pke você já sabe. Seu trabalho está, simplesmente fantástico!

    BFDS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Céu!
      Na verdade, a modelagem 3d é um aprendizado constante. Acredito que já aprendi o bastante para suprir minhas necessidades ilustrativas, mas parece existir dentro da gente, algo que fica nos cobrando a estarmos sempre melhorando. E esse deve ser um dos motivos que estou sempre tentando melhorar mais e mais.
      Obrigado pela sua participação no blog, e grande abraço.

      Excluir
  2. Quem me ensinou xadrez foram meus alunos da 2² série do primeiro grau. Quando lecionava e sempre meus pontos estavam em primeiro lugar seguia meus alunos da primeira até a quinta série.
    Adorei a suas peças.( inteligência nata).
    Eu preferia dar alguns anos a algumas professoras nem que fosse para pegar o último.
    Tudo o que você descreveu eu ensinei, mas onde moro desde 85, a cidade é pequena e a água não é privatizada e a maioria não paga a água. Acho um absurdo! Eu pago R$ 12,00 mais ou menos de água por mês e se a água fosse privatizada tinha o corte e sem chiar e seria mais cara e todos teriam que economizar.
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dorli!
      Em relação a resposta do meu comentário em seu blog, no post da água, eu concordo em parte que uma cobrança mais rígida sobre o preço desta água, o problema seja resolvido. Pois temos que levar em conta, que essa mesma água (doce), precisa antes existir para que seja oferecida ao publico. e se não resolvermos antes o problema da falta de chuva, ela vai faltar de qualquer jeito.
      Mas é bom que pelo menos agora, muita gente esteja fazendo sugestões para o problema.
      Obrigado pela participação no blog, e grande abraço.

      Excluir
  3. Interessou-me os detalhes de sombras, penso ser difícil calcular mas parecem bem feitos!

    ResponderExcluir
  4. Belo trabalho, Tito.
    O título é genial...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Passei por aqui, Tito,
    e deixo-lhe vibrações de Paz!

    ResponderExcluir
  6. Olá, querido amigo Tito, que 2016 seja um ano de muita Saúde, Amor e Alegrias. Que não lhe falte jamais, inspiração para esse seu trabalho magnífico, já que talento você tem de sobra.
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  7. Com certeza, Shirley!
    Atualmente tenho andado meio afastado daqui, mas tenho escrito bastante coisas, e tô tentando aprender um pouco mais. Estou também focado em algo um pouco mais ambicioso. Não sei se vou conseguir realizar, mas estou tentando.
    Obrigado pela visita, e grande abraço!

    ResponderExcluir