Seguidores

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Fonte personalizada, criada no Software Font Forge

Olá!

Já faz um bom tempo que não tenho escrito manualmente grandes textos.
Captura de tela com texto de fonte manuscrita
 E venho notando que minha caligrafia está ficando cada vez pior, pois vivo misturando letras maiúsculas com minúsculas e tudo o mais. E como também não tenho muita paciência ao escrever, as letras estão se tornando, apenas rabiscos, quase indecifráveis e sem nenhuma personalidade. E sentindo falta disso, desses manuscritos, resolvi criar minha própria fonte, baseada na minha "antiga" letra. E daí, depois de algumas pesquisas, encontrei um programa gratuito (open-source): o Font Forge,  o qual pode ser baixado gratuitamente, e pode ser usado livremente.

Área de trabalho do software Font ForgeO programa, apesar de contar com muitos recursos, e ser em inglês, não parece ser tão difícil, já que sou péssimo em inglês, e mesmo sem contar com a ajuda de ninguém, já estou quase concluindo minha primeira fonte. Faltam apenas alguns caracteres, e fazer também alguns ajustes nos espaçamentos, e em alguns tipos, mas já está dando para escrever normalmente, e o resultado é este, que você pode conferir na imagem capturada da tela.

No meu ponto de vista, a ideia de criar uma fonte própria, vai um pouco mais além de uma simples personificação de trabalhos escritos, pois é também uma forma bem discreta de fazer publicidade, já que pode ser distribuída gratuitamente aos clientes e amigos, e se os mesmos gostarem, sempre que fizerem uso dela, relembrarão sua origem na hora de fazer sua escolha através do nome inserido.
Letra sendo editada no Font Forge
 E como estamos em vésperas de natal, e depois de um longo tempo a procura de um software gratuito para fazer a minha própria fonte (no início eu não mencionei isso, mas o fato é que sempre quis ter minha fonte pessoal), posso dizer que esse foi um dos melhores presentes de natal que já pude ganhar.

Aproveitando o ensejo, quero agradecer a participação de todos os visitantes do blog, aos seguidores, aos que colaboraram através de comentários, e também desejar a todos os que vierem a ler esse texto, muita paz, alegria, saúde e felicidades. Sucesso à todos, e muito obrigado.
Feliz natal e um ano novo repleto de conquistas.
Clique nas imagens para ampliar.
Grande abraço, e até breve

8 comentários:

  1. Olá Tito, inicialmente me fixei em sua caligrafia e quase que lhe aconselhei a fazer caligrafia, rssssss veja só que ideia a minha, você pensando grande e eu preocupada com sua letra .Gostei do seu texto.Desejo a você um feliz e santo Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marli!
      Puxa, está tão feia assim? - E olha que essa foi desenhada!!! rss
      Pois, é Marli, eu também tinha pensado nisso, mas acho que estou me tornando mesmo um "automato" no modo de escrever.
      Obrigado pela visita, e feliz 2015.
      sucesso e grande abraço.

      Excluir
  2. Tito, sabe que esta ultimamente tem sido das minhas maiores preocupações, digamos assim...
    Depois que passei a somente digitar, quando fui passar a receita de um bolo manuscrito para a minha mãe, rapaz... A minha letra da pré-escola estava mais legível.
    Sério.
    Achei o programa muito legal, porém, aconselho a treinar tua caligrafia na íntegra, não podemos deixar que isso se perca. Afinal, em vestibular e concursos vindouros, não terei como usar esse programinha né?
    Mas muito diferente e original teu presente de Natal. :)
    Beijos querido e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Com certeza vou fazer isso, vou comprar um caderno com pauta e manter em minha mesa, e escrever um pouco mais a mão. Afinal, nada tão original quanto uma escrita feita pelo próprio punho. Por outro lado, já fico aqui me perguntando se não será essa uma possível perspectiva para um futuro próximo, visto que as crianças de hoje, já “aprendem a escrever” usando apenas “um dedo ao invés de três”, quem pode saber?
      Abraço!

      Excluir
  3. Voltei, rssssssssssssssss é que sou professora de Português e Literatura e sempre cobro letra legível, a sua é legível, então não conta.....não se mexe com a letra de uma pessoa, pois é parte de sua personalidade. Desculpe-me se caso o ofendi. Às vezes, comento algo que não há necessidade. Sua letra é linda! Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada, Marli! Fique tranquila, não me ofendi não. Gostei muito do seu comentário.
      É que ainda estou aprendendo fazer fontes, e estou usando o método de desenhar uma a uma, ao invés de escaneá-las. Meus colegas também dizem que está parecendo com letras de quem está aprendendo escrever. Veja só que ironia! rss.
      Obrigado, e grande abraço!

      Excluir
  4. Oi Tito
    Obrigado pelos votos, feliz 2015 para você também.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá, Tito.
    Que o teu dia de domingo, seja agradável.
    Que o Criador, nos brinde, com: Saúde. Paz e Alegria.
    E que a família, continue, a ser, o - esteio - dos nossos dias.
    Um abraço.

    ResponderExcluir